O merchandising é um conjunto de técnicas aplicadas principalmente no ponto de venda (PDV), visando potencializar a apresentação, promoção e venda de produtos. É uma ferramenta estratégica do marketing que busca atrair e influenciar o consumidor diretamente no local onde a decisão de compra é tomada.
De acordo com o Portal Insights, o merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor. Já o Neil Patel define o merchandising como um conjunto de técnicas que têm como finalidade tornar uma solução interessante para o consumidor ao mesmo tempo em que gera lucro para a empresa que a oferece.
O merchandising pode ser visto nas fachadas e vitrines de lojas, bem como nos corredores, com a iluminação, exposição de produtos e provadores, por exemplo. Além disso, é uma ferramenta essencial para os pequenos negócios, pois representa uma importante forma de se comunicar, para ações de marketing e de relacionamento com os clientes e fortalecimento da marca.
Segundo o Sebrae, o merchandising também influencia a decisão de compra e pode gerar impactos positivos, como aumento das vendas, circulação de mercadorias e redução no tempo de decisão do cliente. Por isso, é fundamental que as empresas tenham uma estratégia de merchandising bem planejada e executada para atingir seus objetivos.
Fontes:
Portal Insights, Neil Patel, Hotmart, Nuvemshop, CMLO, Rock Content, Voitto, Escola de Ecommerce, Metricaninja, Portal GPG, Seriana, Sebrae.
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