Os níveis tróficos representam a hierarquia dos graus alimentares em uma cadeia alimentar, indicando a ordem em que a energia flui em um ecossistema. Segundo a Ecologia, os componentes bióticos podem ser divididos em três grandes grupos: produtores, consumidores e decompositores.
O terceiro nível trófico é ocupado pelos consumidores secundários, que são os carnívoros que se alimentam dos consumidores primários. Exemplos desses organismos incluem lobos, leões, pássaros de rapina e serpentes, entre outros. Esses animais se alimentam de herbívoros ou outros animais que comem plantas, tornando-se os predadores mais altos na cadeia alimentar.
De acordo com a Wikipédia, o terceiro nível trófico também pode ser exemplificado pela relação entre as raposas, que comem coelhos no segundo nível trófico, e as águias douradas, que comem raposas no terceiro nível trófico, tornando-se consumidoras terciárias.
Em resumo, o terceiro nível trófico é composto por carnívoros e onívoros que se alimentam de herbívoros ou outros animais que comem plantas, estabelecendo a ordem de alimentação nos ecossistemas naturais. (Fontes: www.todamateria.com.br/niveis-troficos/, brasilescola.uol.com.br/biologia/niveis-troficos.htm, www.infoescola.com/biologia/niveis-troficos/ e outras).
Comments