O texto mais longo do mundo é considerado ser o livro "Em Busca do Tempo Perdido" (In Search of Lost Time) do escritor francês Marcel Proust. Com aproximadamente 4,215 páginas e 1,267,000 palavras, esta obra monumental é considerada uma das maiores realizações literárias do século XX. O livro foi publicado entre 1913 e 1927 e é composto por sete volumes.
A edição mais famosa da obra é a edição "Cercle du Livre Precieux", que tem 3,200 páginas e 1,267,000 palavras. Essa edição foi registrada no Guinness World Records como o maior livro do mundo.
No entanto, é importante notar que existem outros textos que podem ser considerados os mais longos do mundo, dependendo da definição de "texto". Por exemplo, o Epopeia de Gilgamesh é considerada a obra literária mais antiga do mundo, com aproximadamente 4 mil anos e cerca de 12.000 linhas.
Outros exemplos de textos longos incluem a Bíblia, que tem cerca de 775,000 palavras, e o "Mahabharata", um épico hindu que tem cerca de 1,8 milhões de palavras.
Fontes:
- "10 Recordes Literários Registrados pelo Guinness Book" (www.listasliterarias.com/2012/03/10-recordes-literarios-registrados-pelo.html)
- "O maior texto do mundo: Uma Viagem Literária sem Fim" (ebstomasborba.pt/maior-texto-do-mundo/)
- "Guinness World Records" (www.guinnessworldrecords.com.br/records/)
- "Em Busca do Tempo Perdido" (In Search of Lost Time) de Marcel Proust.
Comments