A linguagem utilizada na entrevista é um gênero textual marcado pela oralidade, produzido pela interação entre dois indivíduos: o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado, que responde às perguntas. Essa linguagem é caracterizada como dialógica e oral, apresentando marca do discurso direto e da subjetividade, além de misturar elementos da linguagem formal e informal.
De acordo com especialistas, a linguagem utilizada na entrevista pode variar dependendo do contexto e do objetivo da conversa. No entanto, em geral, a linguagem empregada é formal, utilizada em ambientes profissionais ou onde não há uma grande afinidade. As palavras utilizadas continuam conformes à ortografia da língua portuguesa, sem sofrer qualquer tipo de variação linguística.
Além disso, é importante mencionar que a linguagem não-verbal também desempenha um papel importante na entrevista, influenciando no processo de comunicação e na interpretação dos sinais transmitidos. O entrevistador e o entrevistado devem ser atentos à linguagem corporal, voz, postura e expressões faciais para estabelecer uma conexão eficaz e evitar mal-entendidos.
Fontes: Todamateria.com.br, Portalinsights.com.br, CRIA.net.br, TuaCarreira.com, PlataformaNJr.com, NovaEscola.org.br, ViaCarreira.com, InstitutoClaro.org.br, Humanidades.com, VocêPergunta.com, Catho.com.br, iEduNote.com, Forbes.com.br, VAGASProfissões.com.br, QuestionPro.com, AdoroCinema.com, PortalInsights.com.br, Agenciabrasil.ebc.com.br.
Comments