A linguagem utilizada nos anúncios é uma ferramenta fundamental para alcançar o objetivo da propaganda, qual seja, persuadir as pessoas a escolher determinado produto ou serviço. Segundo especialistas, os anúncios publicitários podem utilizar diferentes tipos de linguagem, como apenas texto, texto e imagem, texto e vÃdeo, apenas vÃdeo, apenas áudio e muitos outros.
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo a divulgação de serviços, ideias ou produtos. A linguagem empregada na sua composição deve ser clara, apelativa e criativa, utilizando recursos como ambiguidades, omite, exagera, brinca, metáforas e expressões de duplo sentido. Além disso, a linguagem publicitária pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias.
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que têm o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores. Portanto, a escolha cuidadosa das palavras, frases e estilos de comunicação pode gerar valor para a marca.
Fontes: Portal Insights, Brasil Escola, Todo Matéria, Mundo Educação, entre outras.