A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos.
A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
O texto publicitário é um tipo de texto que tem por objetivo a divulgação de serviços, ideias ou produtos. A linguagem empregada na sua composição deve ser clara, apelativa e criativa.
As propagandas são gêneros textuais discursivos persuasivos elaborados para influenciar a opinião do leitor e persuadi-lo, ou convencê-lo, da necessidade de obter determinado serviço ou produto ou ainda de adotar uma ideia.
A boa propaganda trabalha com uma linguagem sugestiva por meio da ambiguidade, da ironia, do jogo de palavras e de subentendidos, ou seja, vários formatos conotativos que fazem com que o público perceba a sutileza da inteligência dos textos.
Portanto, o tipo de texto da propaganda é um gênero textual persuasivo que objetiva influenciar a opinião do leitor e conquistar seu interesse para determinado produto ou ideia. Fontes: portalinsights.com.br, aulanotadez.com.br, recantodasletras.com.br, todasasrespostas.pt, significados.com.br, novaescola.org.br, todamateria.com.br, rockcontent.com, neilpatel.com, portugues.com.br, descomplica.com.br, entre outros.
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