O tipo de texto numa propaganda é um texto persuasivo, que objetiva atrair o consumidor a escolher determinado produto ou marca, em detrimento de outros disponíveis. De acordo com a definição dada pelo Portal Insights, o anúncio publicitário é um texto persuasivo, de linguagem de direta, que utiliza recursos criativos para conquistar seu público. Ele pode ser dividido em verbal, não verbal e misto, e sua estrutura consiste em título, corpo do texto e convite à ação (Portal Insights, 2024).
A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, televisão, rádio e internet, entre outros (Portal Insights, 2024). O objetivo da propaganda é persuadir as pessoas a concordar com uma ideia ou a comprar um produto, utilizando estratégias de persuasão e recursos visuais, sonoros e textuais (Aula Nota Dez, 2023).
Além disso, a propaganda pode ser classificada em diferentes tipos, como propaganda ideológica, propagandas comerciais e propagandas políticas, cada uma com seus próprios objetivos e estratégias (Significados, 2022). Em resumo, o tipo de texto numa propaganda é um texto persuasivo que objetiva atrair o consumidor e promover um produto ou ideia.
Fontes:
* Aula Nota Dez (2023). O que é Gênero Textual Propaganda.
* Portal Insights (2024). Qual é o tipo de texto numa propaganda?
* Portal Insights (2024). Qual é o tipo de texto da propaganda?
* Significados (2022). Propaganda: o que é, principais tipos e 8 técnicas de sucesso!
Comments