O transtorno dissociativo de identidade (TDI), também conhecido como transtorno de personalidade múltipla, é uma condição psicológica rara em que uma pessoa apresenta duas ou mais identidades ou estados de personalidade distintos. Segundo especialistas, o TDI é causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância, frequentemente fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.
Essas identidades podem ter suas próprias memórias, habilidades, comportamentos e personalidades, e podem se alternar ao longo do tempo. Os sintomas do TDI podem incluir lapsos de memória, esquecimento de informações pessoais, falta de identificação com o próprio corpo e mudanças bruscas de comportamento.
De acordo com a MSD Manuals, o TDI é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por ≥ 2 estados de personalidade (também chamados alter egos ou estados do eu ou identidades) que se alternam. A reportagem especial do Fantástico da G1 mostrou casos de pessoas que têm o TDI, destacando a dificuldade de diagnóstico e as consequências na vida dessas pessoas.
O tratamento do TDI é feito geralmente com psicoterapia e medicamentos. O papel da psicoterapia é fundamental no sucesso do tratamento do TDI, pois permite reduzir as crises em que ocorrem as mudanças de personalidade. Além disso, é importante mencionar que o TDI é uma condição complexa e requer abordagem cuidadosa e compreensiva.
Comments