O verdadeiro papel do marketing não é vender, mas sim influenciar potenciais consumidores a perceberem que os produtos ou serviços de uma empresa são as melhores opções para atender às suas necessidades e desejos. De acordo com especialistas, o marketing é um processo social que visa criar, comunicar e entregar valor para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.
Isso significa que o marketing está além da simples promoção de vendas e se concentra em entender o comportamento do público-alvo, posicionar a marca no mercado e gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Além disso, o marketing pode ser definido como um conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos, para o desenvolvimento das empresas.
Ainda, o marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo. É importante notar que o marketing não é apenas uma função de comunicação ou publicidade, mas sim uma estratégia que envolve diferentes áreas e habilidades, como distribuição, financiamento, gestão de informações, preços, gerenciamento de produtos e serviços, promoção e venda.
Fontes: Juniorfea.com.br, Portal Insights, PUCPR, Rdstation, Rock Content, Ecommercenapratica, Labraro, Sebrae, Salesforce, Nova Escola de Marketing, Significados, Totempool, Edm2, Meu Redator, CBN e FIA.
Comments