Para trabalhar a comunicação assertiva, é fundamental ter empatia. A comunicação assertiva é, acima de tudo, empática. Isso quer dizer que o emissor deve buscar se colocar no lugar de quem escuta e, assim, pensar qual seria a forma mais eficiente de se fazer compreendido. De acordo com o Portal Insights, a empatia é um dos passos fundamentais para estabelecer uma comunicação assertiva, pois permite ao interlocutor entender melhor as necessidades e desejos do outro (www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/quais-sao-as-4-fases-da-comunicacao-assertiva).
Além disso, outros autores também enfatizam a importância da empatia na comunicação assertiva. Por exemplo, o site Approach destaca que "a capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental para a comunicação assertiva" (www.approach.com.br/blog/comunicacao-assertiva/).
Já o psicólogo Renato Alarcón, no seu artigo "Como ser Assertivo", afirma que "a empatia é a chave para uma comunicação assertiva" (www.psicanaliseclinica.com/como-ser-assertivo/). Essas são apenas algumas das muitas referências que respaldam a ideia de que a empatia é um dos principais passos para trabalhar a comunicação assertiva.
Fontes:
Portal Insights - "Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?"
Approach - "Comunicação assertiva: o que é, exemplos e como melhorar"
Psicanalise Clinica - "Como ser Assertivo"
Commentaires