A contagem de histórias é uma forma de comunicar informações, emoções e experiências desde os tempos mais antigos. Segundo a Historia da Contação de História, contadora de histórias, as crenças, os costumes, os conhecimentos e toda cultura que um grupo tentava preservar eram passados oralmente de geração para geração. Este ato é chamado de tradição oral.
As primeiras formas de contar histórias eram geralmente orais, combinadas com gestos e expressões. Além disso, alguns arqueólogos acreditam que a arte rupestre pode ter sido um meio de contar histórias de e para muitas culturas antigas.
A contação de histórias é uma atividade muito antiga e de grande relevância para a história da humanidade. Documenta-se que, antes mesmo da escrita ser inventada, já havia o costume de utilizar o conto oral como instrumento de transmissão de conhecimento.
A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Ela ajuda a desenvolver a capacidade de compreensão, a criatividade e a habilidade de comunicação. Além disso, a contação de histórias é uma forma de preservar as culturas, os valores e compartilhar o conhecimento.
Fontes:
* Portal Insights: "Qual é uma das primeiras formas de contar histórias?"
* Contação de História: "A História da Contação de História"
* Educar Brasil Escola: "O momento mágico de contar histórias"
* Fundação CECIERJ: "Reflexões sobre a arte de contar histórias"
Segundo essas fontes, a contação de histórias é uma das primeiras formas de contar histórias, e sua atuação é fundamental na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Comentários